22 de maio de 2021

3 DICAS para você manter o seu fermento sempre bombadão!!

O seu FERMENTO NATURAL anda um pouco tímido, crescendo menos que o normal e você não sabe mais o que fazer?? Então eu vou te passar algumas dicas para que o seu fermento passe de fracote a bombadão em pouquíssimo tempo!! Anota aí!!!


1. Faça alimentações frequentes mantendo o fermento sempre em temperatura ambiente

Uma das razões para que o seu fermento passe a apresentar atividade reduzida é a eliminação de parte dos microorganismos vivos que forma aquela colônia viva e ativa!! E isso pode acontecer por diversos motivos, como exemplo, um fermento que passou muito tempo guardado em geladeira.

Mas a boa notícia é que, alimentando o seu fermento com mais frequência e proporcionando um ambiente adequado, aquelas microorganismos voltam a se desenvolver e se multiplicar de maneira satisfatória.

Assim, as alimentações frequentes, com manutenção do fermento em temperatura ambiente (ou até em ambiente levemente aquecido, para regiões mais frias) podem ajudar as leveduras e bactérias e povoar novamente o seu tão amado LEVAIN.

A minha dica é que você passe a alimentá-lo pelo menos a cada 12 horas, esperando sempre que ele atinja o pico de fermentação para que passe para a próxima alimentação. Em pouco tempo o seu fermento estará bombadão de novo!!!!

undefined

2. Utilize um percentual de farinha integral ou de centeio

Farinhas de trigo integrais, ao contrário das farinhas de trigo brancas, são minimamente processadas e a sua composição abrange o grão do trigo com todas as suas estrututas (endosperma, gérmen e casca). Por isso, são também farinhas mais ricas em nutrientes e também em microorganismos, o que ajuda (e muito) na reativação do seu LEVAIN.

undefined

 3. Utilize apenas água da torneira previamente fervida e resfriada

A utilização de água mineral, apesar de parecer ser uma forma de carinho com o seu fermento, pode estar atrasando a sua evolução. Durante muito tempo eu usei água mineral pensando estar, assim, oferecendo o que existia de melhor ao meu fermento. Mas quando eu passei a utilizar a água da torneira previamente fervida (para total eliminação de cloro) aí sim eu soube como era um fermento realmente forte!!

Em minhas aulas sobre a fabricação do fermento do zero eu ressalto muito a necessidade de se utilizar água da torneira!!

A sua água pode ser o problema do seu fermento!!!
undefined

LEMBRE-SE!!! O seu fermento não morre facilmente!!! Ele pode ser mantido por muito tempo em geladeira e mesmo que após esse tempo ele apresente uma cor escura, um cheiro forte e apresente líquido em sua superfície, ele ainda poderá ser reativado com algumas poucas alimentações subsequentes. A única situação em que o seu fermento estará impróprio para consumo, será o caso de apresentação de áreas com mofo. Nesse caso, você deverá jogar o seu fermento fora e começar um novo fermento do zero!

Se você quer dominar todas as técnicas e processos de Panificação com Fermento Natural, te convido a conhecer o meu programa completo. >> CLIQUE AQUI << para saber mais.

Por Gra Parisoto