
Dia da pizza??? Pra mim todos os dias são dela!!
Mas já que temos um motivo a mais....vamos comemorar esse 10 de julho??
Massa fininha ou massa grossa?? Crocante ou macia?? Bem recheada ou com pouca cobertura? Certamente as respostas serão bem variadas. Pra mim, a pizza é um dos pratos mais unânimes quando pensamos em gastronomia ao redor do mundo, e também o mais democrático!! Pois com ingredientes simples, você pode fazer uma infinidade de tipos diferentes de pizza!! E essa, é a pizza ao meu modo!!! Uma das receitas de pizza que mais gosto de fazer e também a mais tradicional, em minha opinião.
Para comemorar com você esse 10 de julho, DIA DA PIZZA!!!
A receita que vou passar aqui rende exatamente 2 discos de pizza de aproximadamente 30cm, então adapte a receita conforme a quantidade desejada!
A quantidade de fermento da receita tem como objetivo uma fermentação lenta, o que traz maiores benefícios ao produto final. Mas sinta-se à vontade para aumentar a quantidade do fermento para até 5g caso queira uma versão com fermentação mais rápida (com períodos de fermentação de aproximadamente 1 hora).
Ingredientes:
- 400g de farinha de trigo
- 280g de água
- 1g de fermento biológico seco
- 8g de sal
Comece misturando a farinha e o fermento no bowl da batedeira (planetária) com o gancho.
Comece a bater em velocidade baixa e vá adicionando a água aos poucos, até formar uma massa homogênea.
Deixe a massa descansar por 30 minutos, com o bowl coberto com uma tampa ou película plástica.
Após esse descanso, adicione o sal e sove na batedeira por aproximadamente 10 minutos.
Coloque a massa em um bowl de vidro untado com óleo e leve à geladeira por aproximadamente 12 horas. A massa pode ficar mais tempo, dependendo da temperatura interna da sua geladeira (ou mantenha em temperatura ambiente para uma fermentação mais rápida). Nesse período, a massa deve fermentar até que tenha dobrado o seu volume inicial.
Em seguida, divida a massa em duas (ou separe porções de 300g cada) e modele no formato redondo. Deixe que as massas fermentem uma segunda vez e quando ela tiver dobrado de volume, estará pronta para uso!!
Sempre manipule a sua massa com delicadeza, de modo a preservar as bolhas de ar provenientes da fermentação!!
Se a sua intenção é uma massa aerada e alveolada, como as pizzas napoletadas, abra a massa apenas com as suas mãos (nunca com o uso de rolo de macarrão).
Para que elas não grudem nem na mão e nem na bancada, você pode usar semola (semolina) ou fubá de milho.
Escolha o recheio de sua preferência e asse em forno muito quente (temperatura máxima) e pré aquecido por pelo menos meia hora!
Que tal?? Vamos fazer pizza?? Pra mim, todos os dias são dela!!
Domine todas as técnicas da Panificação com Fermentação Natural
>> CLIQUE AQUI << e tenha acesso vitalício ao mais completo curso de Panificação com Fermento Natural