
Dolce della fortuna
O bolo da sorte!
A RECEITA
Quando comecei a escrever as e publicar as receitas que gosto de fazer, não imaginava o quanto essa troca de experiências seria gratificante! O mais legal foi poder resgatar receitas afetivas, não só da minha família e da minha infância, mas também as receitas de família de amigos queridos. Foram muitos os amigos que chegaram até mim falando: "ahh a minha família fazia uma receita assim..." ou "ahh eu me lembro da minha mãe fazendo algo muito parecido com isso, mas ela colocava dessa forma....". E a receita de hoje é uma delas!! A minha professora de italiano me contou que o ¨DOLCE DELLA FORTUNA¨ (ou bolo da sorte) é uma tradição na Itália. Feito com fermentação natural, a cultura diz que a pessoa deve presentear 3 pessoas queridas com um pedaço do bolo, uma isca do fermento e a receita, para que a pessoa possa fazer o bolo e presentear mais pessoas queridas, formando uma espécie de corrente e desejando uma "buona fortuna" a todos! Ela soube que eu já tinha o ¨levain¨ (fermento natural) e então ela me presenteou com a receita e eu a presenteei com uma isca do meu fermento. E foi assim que conheci o bolo da sorte!
INGREDIENTES
- 100g de fermento natural (levain)
- 300g de farinha de trigo
- 170ml de água filtrada e fervida (ou água mineral)
- 90g de açúcar mascavo
- 60g de açúcar refinado
- 1 xícara de óleo
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 100g de uva-passa preta
- 100g de nozes pecã sem casca e sem semente picadas
- 1 maçã verde picada sem casca e sem semente
O PREPARO
Comece refrescando o seu fermento 2 dias antes, na proporção 1:1:2, ou seja: para 1 parte de levain, coloque a mesma quantidade de água e o dobro da quantidade de farinha (exemplo: 50g de levain, 50g de água e 100g de farinha). Repita esse processo até que seu fermento esteja forte o suficiente. Ele deve ao menos dobrar de volume em um período de 4 horas em temperatura ambiente. Na batedeira planetária, coloque os 3 primeiros ingredientes e sove com o gancho por aproximadamente 10 minutos. Deixe essa massa descansar na geladeira por 12 horas, coberto com filme plástico. Depois desse período, volte a massa na batedeira, junte os demais ingredientes (com exceção da uva passa, das nozes e da maça) e bata até que esteja uma massa homogênea. Sem bater, misture a uva-passa, as nozes e a maçã, mexendo com uma colher. Assar em forno pré aquecido, a 180 graus, por aproximadamente 40 minutos, ou até que o bolo esteja assado.
DICA DA GRA
O tempo varia de acordo com cada forno, então, fique atento!! Você é de Bauru e quer uma isca do meu levain?? Ficarei feliz em fornecer!! entre em contato comigo ;)